Condimentos do bem–estar





Sabemos que uma alimentação saudável é fundamental para uma boa digestão e equilíbrio do organismo. Para potencializar e favorecer nosso bem-estar, podemos incluir alguns condimentos que exercem um papel protetor e trazem diversos benefícios a saúde. Dentre eles, podemos destacar:



Gengibre – É uma especiaria muito usada para melhorar a digestão e aliviar náuseas, gases intestinais e cólicas menstruais. Ele possui um anti-inflamatório conhecido como “gingerol”, assim como antioxidantes e propriedades bacterianas. Uma dica é beber chá de gengibre antes das refeições, que além de melhorar a digestão, diminui a tendência a comer demais.


Cúrcuma – Este condimento é praticamente um remédio. Possui potentes propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes e exerce sobre o fígado um efeito protetor, ajudando a reduzir níveis elevados de colesterol no sangue. Além disso tem efeito calmante sobre a digestão, ajudando a reduzir o risco de úlceras. Um dos seus principais princípios ativos é a curcumina, que não é facilmente absorvida pelo organismo, porém, se combinada com a piperina, da pimenta-do-reino, pode aumentar essa absorção. Um exemplo dessa combinação está no curry em pó. Podemos apreciar a cúrcuma em hortaliças refogadas e sopas , por exemplo.


Canela – É um antioxidante poderoso, muito usada para dar energia e tratar resfriados e indigestões. Seus componentes reduzem inflamações e combatem bactérias, vírus e fungos. Alguns estudos sugerem que ela pode auxiliar no tratamento de Diabetes Tipo 2, porque diminui os níveis de açúcar no sangue e aumenta a produção de insulina. Pode ser polvilhada em cima de frutas ou até mesmo utilizada no preparo de chás.


Pimentas - Muito utilizadas na culinária, possuem elementos fitoquímicos com propriedades antioxidantes. Algumas podem aumentar o metabolismo e controlar o apetite auxiliando na perda de peso. A capsaicina, encontrada nos pimentões e em algumas pimentas adocicadas, alivia dores de cabeça causadas por enxaquecas e sinusites, graças a extração de um elemento químico chamado Substância P, que transmite sinais de dor para o cérebro. Podem ser usadas em saladas e molhos.


Alho - É uma planta muito valorizada por propósitos medicinais e culinários, sendo muito eficaz no tratamento e alívio de congestões nasais, além da dor e rigidez de artrites. Ele cru, ajuda a fortalecer o sistema imunológico e possui um fitoquímico chamado alicina que tem proriedades curativas. Deve-se lembrar que quando o alho é cozido, perde parte de seus benefícios. Para quem não gosta de seu efeito no hálito, pode experimentar mastigar salsinha depois das refeições .


23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo